O verão chegou ontem e o tempo pede praia e como tinha prometido aqui ficam alguns alimentos para manter o bronze, e, na verdade, os alimentos são verdadeiras fontes de saúde, e até de beleza. Estes ajudam a proteger a pele exposta ao sol, de dentro para fora, complementando a acção dos protectores solares tópicos. E alguns até dão uma mãozinha ao bronzeado.
Carotenos - Presentes nas cenouras, papaias, mangas, beterrabas, alperces e vegetais de folha verde. No nosso organismo reduzem os efeitos negativos dos raios UVB e podem activar o bronzeado.
Licopeno - Que dá a cor ao tomate, pimento e melancia (ainda mais rica em licopeno do que o tomate), confere à pele uma protecção anti-UV equivalente a um SPF 3.
Cacau - Quatro vezes mais rico em fenóis e catequinas (dois tipos de antioxidantes) do que o chá, o cacau ajuda a proteger a pele das queimaduras e do cancro. Mas basta comer 20g de chocolate negro (sem leite) por dia para obter estes benefícios.
Chá verde e preto - A sua riqueza em polifenóis, um dos mais poderosos antioxidantes botânicos descobertos até hoje, dá ao chá o poder de reforçar a proteção natural da pele contra os radicais livres gerados durante a exposição ao sol.
Vitamina C - Presente em frutos como a acerola, a goiaba, o quivi e todos os citrinos, esta vitamina previne o envelhecimento prematuro e o cancro de pele graças ao seu poder antioxidante.
Vitamina D - Esta vitamina, fabricada pelo nosso corpo sob a ação dos raios solares (porque eles não têm só efeitos negativos), é fundamental para a fixação do cálcio. Mas não só: tem também um efeito protector contra alguns tipos de cancro, incluindo os da pele.
Brócolos - Contêm um antioxidante chamado sulfurofano, que, além de ter propriedades anticancerígenas, ajuda as células do corpo a protegerem-se dos efeitos negativos da radiação solar.
Ácidos gordos ómega-3 - Presentes em peixes gordos, como o salmão e a sardinha, e no óleo de linhaça, estes ácidos gordos têm uma acção anti-inflamatória e ajudam a proteger a pele dos escaldões e do melanoma.
Água - Nunca pensamos nela como um alimento, mas a água é fundamental para a pele produzir o seu filme hidrolipídico de protecção, que a mantém hidratada, elástica e saudável.
Sem comentários:
Enviar um comentário