quinta-feira, 30 de junho de 2011

Porque é que eu engordo e ela não?

 Para transformar a matéria-prima (os nutrientes presentes nos alimentos) em energia, pronta a usar pelas células ou a armazenar sob a forma de gordura, existe o metabolismo.
E o que é o metabolismo? Perguntam vocês...

O metabolismo "é a fábrica do organismo",  "para a fábrica produzir bem, tem que ter bons trabalhadores, que são as nossas células. Se as nossas células trabalharem bem, a fábrica também produz boas substâncias, os nossos produtos."
Mas se este é um processo que ocorre em todos os seres vivos, já a forma como aproveitamos ou armazenamos as calorias dos nutrientes não é a mesma. O que determina essas diferenças são os bons ou maus hábitos no que respeita a alimentação e estilo de vida, mas também um conjunto de factores geneticamente herdados, como, por exemplo, a maneira como as nossas glândulas, e hormonas que produzem, funcionam.
Um adulto normal e saudável consome, em média, um milhão de calorias por ano. A maior parte é necessária para manter todos os órgãos e funções vitais do organismo a funcionar, mesmo em repouso total – a isso chama-se taxa metabólica basal. Apenas entre 15% a 30% das calorias que consumimos são queimadas com actividades físicas programadas, como fazer ginástica ou andar a pé. Quanto mais activas formos, mais alta será a nossa taxa metabólica basal, ou seja, mais acelerado será o nosso metabolismo, queimando mais calorias só para manter o corpo a funcionar. Isto explica por que duas pessoas com o mesmo peso e idade possam ter taxas metabólicas diferentes. 

O meu testemunho:
Eu tenho o metabolismo muito acelerado, só como porcarias e não engordo o meu organismo faz a digestão tão rápida que passado uma hora de almoçar já tenho fome outra vez, e às pessoas que pensam que sou anoréctica mas nada disso não vivo sem as minhas guloseimas ;)  por outro lado tenho uma amiga que faz dieta mas se comer um bolo engorda. Esta é a diferença porque umas pessoas comem, comem e comem e não engordam e outras que as vezes passam fome mas não conseguem emagrecer. Sejam activas meninas, para que o vosso metabolismo acelere e assim não precisam de passar fome :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

SPRINGFIELD - DAILY SMART